Experiências Samadhi ou Satori
Para os propósitos deste livro definirei experiências samadhi como absorção da consciência em estados místicos de unidade, paz, luz ou energia, às vezes com uma clara percepção de verdades existenciais, até mesmo autorealização. (Há muitos níveis de samadhi nas escrituras de Sanscrito). Satori é definido como um vislumbre da Verdade, um profundo sentido de: “Eu não existo como um ser separado, mas eu sou tudo” ou, “Esta consciência pura e aberta sem identidade é o que eu realmente sou”. É uma experiência que não pode ser descrita como está além do pensamento, mas é intuitivamente conhecida, quase uma realização celular. Pode haver estados menos intensos como transe que trazem paz, alegria ou ondas de felicidade. Um cristão caindo em êxtase ou união divina livre de pensamento ou autorreflexão seria o equivalente a um nível de experiência samadhi. Isso pode ocorrer durante ou após a meditação, ou espontaneamente em outros momentos.
Por favor, note que qualquer um desses fenômenos pode ocorrer independente de um despertar kundalini, por várias razões. Mas se uma pessoa teve um evento dramático de início, e isso é seguido ao longo do tempo com experiências de várias dessas categorias, ela provavelmente está em um processo kundalini.
Por que fenômenos acontecem
Embora devemos reconhecer um grande mistério nesse processo de desconstrução que acompanha o despertar espiritual, parece que a principal razão pela qual esses fenômenos surgem é que o campo corporal sutil precisa se reorganizar e se tornar mais aberto. Quando o corpo sutil (o campo da mente, emoções e sentidos) é influenciado pelas energias aceleradas da kundalini, ele libera traumas e dores bloqueados, juntamente com memórias e emoções reprimidas, e abre o campo energético em novas experiências que antes não eram conhecidas, incluindo a abertura de centros cerebrais com capacidades que não são comumente utilizadas em estados mentais comuns. Isso é consistente com os ensinamentos da ciência kundalini, como entendido pelos praticantes na Índia.
Todo o nosso condicionamento, que moldou nossos padrões de pensamento e perceber o que está acontecendo conosco, é tecida no campo do corpo de energia sutil. Quando kundalini surge, antes ou depois de uma realização espiritual, esse condicionamento está se desfazendo. Nossa estrutura de identificação, como pensamos de quem somos, está desmoronando. Para algumas pessoas infelizes, o mundo exterior, e todas as muletas da identidade pessoal, também desmoronarão. Ouvi algumas histórias dramáticas de iniciações espirituais que foram seguidas por perdas externas de empregos, casas, amantes e amigos caindo fora, em conjunto com o colapso interno da identidade pessoal durante este processo. Esta é uma forma da noite escura da alma consistentemente referida na literatura espiritual. Esta não é uma destruição aleatória, no entanto, mas em vez disso é uma desmontagem de qualquer coisa que não é verdadeiramente autêntica. A pessoa está sendo convidada para viver de uma nova maneira.
Caminhos Graduais e Diretos
Tendo se envolvido profundamente nas tradições ashtanga yoga, kundalini yoga, Advaita Vedanta e Zen Budista, vi dois padrões interessantes que ocorrem naqueles que têm despertar plenamente para sua verdadeira natureza. Aqueles que ensinam o caminho gradual para o despertar, como o yoga de oito membros de Patanjali, o caminho kriya yoga introduzido por Swami Paramahansa Yogananda, ou práticas de tantra kundalini, acreditam que é preciso estar totalmente preparado. Eles oferecem um processo no qual as práticas de yoga e meditação despertam a energia latente enrolada da kundalini, em seguida, movê-la através de canais corretos até chegar à coroa, onde se experimenta a felicidade e plenitude dos estados samadhi ou satori que revelam a natureza de Self. Muitos caminhos budistas e caminhos sufis também seguem um programa de treinamento gradual, levando ao despertar da consciência, sem ênfase na kundalini surgida (embora geralmente o faça de qualquer maneira).
Ao longo do caminho gradual muitos eventos caóticos podem ocorrer, juntamente com traumas psicológicos e insights, e experiências espirituais. Pode haver muitas aberturas de coração e mente, insights e outras experiências positivas, então há uma sensação de avançar para uma conclusão particular, especialmente se um professor está à mão quem conhece o território. Um professor qualificado pode dizer pela experiência relatada exatamente onde a energia kundalini, ou o processo espiritual, é ativada ou bloqueada.
No caminho direto, por exemplo, em Advaita Vedanta ou Budismo Zen, a realização da Verdade pode ocorrer primeiro, ou seja, antes que surjam sinais de energia kundalini. Uma visão repentina pode acontecer ao ler uma escritura, ouvir a Verdade claramente falada, ou estar na presença de um professor que a vive. (Praticamente falando, anos de longos períodos de meditação silenciosa também são partes essenciais do caminho Zen.) Há um reconhecimento repentino que pode ser chamado de “eu sou isso!” um movimento da psique que não pode ser adequadamente descrito para a mente, mas muda a identidade para fora de suas fronteiras estreitas e para uma vastidão, vazio, amplitude e atemporalidade que quebra qualquer ilusão de um eu separado. Isso é despertar. Como buda simplesmente relatou, “Estou acordado”. Aqueles que têm tais despertares de repente, quando nunca estiveram em um caminho espiritual gradual, provavelmente descobrirão mais tarde que a desconstrução associada à kundalini se move para apoiar sua realização.
Thomas Keating, um monge católico, que escreveu vários livros sobre um processo de meditação chamado Oração Central que é usado com contemplação cristã, chama essa desconstrução do descarregamento do inconsciente. Outros sistemas chamaram de purificação, ou limpeza. Se uma pessoa se sente inflada ou abatida por este drama desafiador de libertação psicológica, e não tem compreensão de sua função, ela pode ficar presa neste cul-desac de sofrimento por um longo tempo.
Junto com o tumulto de ter todos os problemas psicológicos inacabados surgir, as pessoas podem se lembrar de outras vidas aparentes, abrir potenciais psíquicos e curativos, e se sentir extremamente diferentes por dentro, como se não estivessem familiarizados com como viver suas vidas, já que agora se sentem incapazes de seguir interesses e impulsos anteriores. Eles podem cair em estados emocionais imprevisíveis. Isso pode levar a outra forma da noite escura da alma, a sensação de “Eu tinha, e agora eu perdi.” Há uma grande angústia de que algo tenha dado errado, porque depois de uma realização tão alucinante eles acreditam que devem ser curados de tudo o que os incomodou. Eles ficam horrorizados ao se verem mais uma vez em uma velha e dolorosa memória ou hábito. Mas com o tempo o sistema pessoal se rende, e o passado cai. Há uma nova abertura, seguida de mais clareza na percepção da natureza subjacente de seu ser, e com isso, contentamento e paz.
Felizmente, há muitos caminhos para o despertar da kundalini e para a realização espiritual, porque existem muitos estilos e tendências de personalidade no planeta, e a natureza forneceu uma grande gama de oportunidades para nos empurrar para dentro, a fim de reconhecer a verdade do nosso ser.
Caminhos graduais têm a vantagem de proporcionar compreensão (embora isso possa ser limitado pelo estilo de ensino), formação, disciplina, apoio à comunidade e modelagem, se liderados por professores competentes e despertados. Idealmente, o corpo e a mente se tornam mais abertos e flexíveis ao longo do caminho, e o estilo de vida se torna mais simples e positivo. Eles têm uma desvantagem em que muitas pessoas os seguem por 20 ou 30 anos sem acordar, e podem sentir que estão “indo a algum lugar”, sem nunca saber uma sensação de conclusão.
Caminhos diretos podem ser ensinados através da clareza direta, ou com frases obtusas destinadas a derrubar padrões lógicos de pensamento, como com os koans alucinantes usados em certas escolas do Zen. O objetivo é acordar, mudar a consciência radicalmente, sem preocupação com o impacto no corpo e na psique. Parece que aqueles que acordam em um caminho direto são capazes de transformar suas vidas de acordo com a Verdade apenas na medida em que estavam prontos para ouvir a Verdade. Esta é uma abordagem que é poderosa para aqueles que estão prontos, mas pode ser angustiante ou irrelevante para aqueles que não estão. No final, qualquer caminho pode levar ao despertar ou decepção, e o resultado reside na receptividade do aluno, na profundidade do espírito despertado no professor, e em um terceiro elemento que só pode ser chamado de graça.