Muitas pessoas associam o despertar espiritual com experiências místicas.  Eventos místicos incluem experiências de grande luz, visões de divinas ou espaços sagrados, um sentido de ver além do mundo da forma e na energia e luz que os cria, uma sensação de ser infundido com o amor de Deus ou do divino, ou um senso de ouvir música sagrada ou palavras de Deus ou outros seres.  O despertar da energia kundalini pode acontecer em conjunto com esses eventos, e mesmo durante sonhos relacionados a esse tipo de experiências não comuns. No entanto, muitas pessoas têm acesso a experiências místicas sem a ativação da kundalini. Isso provavelmente é devido à estimulação de áreas específicas do coração ou cérebro, ou uma tendência genética que as torna mais abertas a estados alterados de consciência.

Quando a ativação da kundalini ocorre antes ou durante uma experiência mística, parece que ela energizou certas áreas do corpo ou cérebro sutis, que então liberam imagens, luzes, sons e outros fenômenos em algumas pessoas. (Nem todo mundo experimenta isso.) Algumas pessoas parecem capazes de deixar o corpo e experimentar outras dimensões.  Isso pode ser acompanhado por intensa felicidade, amor ou felicidade.  Esses eventos podem parecer satisfazer todo o desejo da pessoa de saber que há de fato outro mundo que é mais bonito e satisfatório do que o mundo material comum em que ele ou ela vive.  De alguma forma, esses momentos constroem fé no potencial expansivo da consciência, demonstrando uma gama muito mais ampla de possibilidades, quebrando limitações de pensamento e convencionalidade.

Quando essas experiências acontecem, a tendência é acreditar que elas eram o objetivo e, em seguida, tentar recriá-las ou segurá-las.  Muitos buscadores espirituais têm se sentido como fracassos quando tais eventos não se repetem continuamente, ou acreditam erroneamente que o objetivo é estar em um estado permanente de êxtase místico e drama.  Mas, na verdade, esses eventos são um subproduto da ativação kundalini à medida que se move e abre o corpo e a mente, e ninguém tem a capacidade de viver neles permanentemente, ou produzi-los deliberadamente ou consistentemente. Sua tendência é morrer, assim como todos os outros fenômenos passam.  Eles podem parecer grandes dons, ou causar uma grande decepção quando desaparecem, mas nos estágios finais do despertar, mesmo esses laços devem cair, ou um buscador espiritual pode acabar em um estado de vício em altas experiências, e sentir angústia sobre sua ausência para o resto de sua vida,  em vez de se tornar livre.  Embora estes sejam alguns dos fenômenos mais agradáveis neste processo, como todos os fenômenos que passam, deixando um com simples presença, sendo aquele que testemunhou os fenômenos. A verdadeira liberdade está indo além de todos os apegos e apegos, sejam místicos ou mundanos. Não é um movimento além do prazer de qualquer um, apenas liberar a tendência de fazer exigências ou ter expectativas em relação à sua experiência.

Um exemplo disso é uma experiência que tive enquanto meditava uma noite quando me senti compelida a cair no chão e saiu do meu corpo em uma absorção em luz e espaço que só poderia ser descrito como parecendo como se eu fosse parte da Via Láctea. Fiquei perdido nisso por várias horas, como se a mente tivesse derretido na luz fluindo, até que o frio na sala de repente acordou meu corpo, mas os fenômenos me deixaram em êxtase por mais horas.

Uma amiga minha caiu em um estado quase-sonho durante um momento difícil e um guru cheio de luz e amor apareceu que lhe deu conselhos específicos sobre o que ela precisava fazer. Isso se repetiu por várias semanas quando ela começou a se curar, e ele deu-lhe conselhos específicos sobre como ela deveria comer e disse-lhe para escrever um diário sobre sua história passada. Alguns meses depois, ela estava melhor, e ela viu uma revista com sua foto e sabia que precisava ir para a Índia para se tornar sua aluna.

Aqui está a descrição de um homem de uma experiência fora do corpo com características místicas e/ou uma visão evidentemente desencadeada por um encontro com um guru.

Um dia, quando meu guru estava passando por mim, pedi-lhe para me iniciar no mantra gayatri e ele disse: “Já pronto.”  Alguns dias depois, me vi seguramente escondido na minha cama em casa cantando o mantra Gayatri até que comecei a acenar.  A próxima coisa que sei é que estou conscientemente deixando meu corpo e flutuando acima da minha cama, a casa, a cidade, a terra, sempre para cima até que eu estava voando livremente através do universo na minha forma aperfeiçoada (lembre-se, isso não é um sonho, estou plenamente ciente de que estou fora do meu corpo).  Quando digo forma aperfeiçoada, era a forma que tenho agora, só perfeita em todos os sentidos, deslumbrante com luz brilhante e faíscas energizastes (eu me lembro como se fosse ontem).  Depois de algum tempo eu comecei a cair de volta à Terra muito, muito rapidamente. Caí em um poço profundo na superfície da Terra e continuei descendo até atingir uma enorme serpente adormecida ou dragão de algum tipo.  Eu estava assustado como eu intuitivamente senti que esta criatura era muito, muito poderosa. A serpente me perseguiu para cima e para fora do abismo e soltou um rugido poderoso (não posso explicar em palavras).  Quando dei por mim, me encontrei de volta. na cama com um coração acelerado e corpo suado.  Continuei a cantar o Gayatri até que o homem de areia me assumiu.

Há muitas descrições de experiência não comum ou mística na literatura e biografias espirituais de todas as tradições. Santos cristãos disseram que sentem que estavam sendo feitos amor pelo Divino. Yogis descreve encontros com deuses, deusas e mestres em outros planos de existência. Esses momentos podem ser maravilhosos, mas também podem ser enganosos se acreditarmos que eles são a resposta para a auto-realização. Para algumas pessoas, eles oferecem orientação e incentivo em sua prática , e fortalecem sua confiança em algo maior do que eles mesmos.  Para outros, eles incluem insights, abrir o coração ou oferecer uma nova percepção da experiência humana, ou parecem revelar conflitos e potenciais mais profundos da psique através da imagem e sensação.

Os capítulos a seguir fornecem descrições mais específicas e abrangentes de fenômenos que podem ocorrer após um despertar de kundalini, e explorarão os fatores que ajudam esse processo de despertar a se mover em direção à conclusão espiritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.